adultos,

À descoberta do mundo e das suas culturas!

17:52 @Little Ana 0 Comments

Após ver várias vezes o anúncio da grande reportagem da TVI desta semana, fiquei verdadeiramente curiosa sobre do que se trataria o CISV, ou Children's International Summer Villages. Entretanto hoje durante a hora do almoço vi a dita reportagem e adorei o conceito, logo tive de ir pesquisar mais a fundo sobre esta instituição.
O CISV é uma organização internacional de "amigos" que organiza campos de férias entre vários países, onde participantes a partir dos 11 anos de idade praticam atividades, trocando experiências culturais, com forte conteúdo educacional. Os participantes divertem-se e aprendem a respeitar e a viver com outros de diversas culturas.
Esta organização foi fundada em 1951 pela psicóloga Doris Allen com a convicção que a paz é possível através da amizade intercultural e que a verdadeira mudança se faz com as crianças.
Estes cidadãos do mundo, conscientes da necessidade de paz, estão espalhados por 60 países, onde são praticadas ativiades de grupo que permitem desenvolver a tolerância e a compreensão entre culturas.
Para crianças, jovens e adultos de todo o mundo, os valores variam entre os 1000 e os 1900€ e o sorteio dita qual o país onde se vai ficar, nos Estados Unidos da América, Japão, França ou mesmo Israel. Nos 4 fins de semana anteriores a esta viagem de 28 dias, os participantes partem na aventura de se conhecerem uns aos outros!
De entre os vários tipos de atividades, são realizadas algumas que servem para que os participantes conheçam as dificuldades que certas pessoas passam no dia-a-dia, como fazer trabalhos manuais vendados ou com um braço "indisponível".
Na reportagem da TVI, destacaram-se duas situações que me saltaram à vista. Uma, a história de um rapaz português que participou no programa no Japão em 2007, onde se apaixonou por uma residente, sendo que 8 meses mais tarde se mudou de malas e bagagens para aquele país. Hoje já são casados e têm um filho. Outra, foi um rapaz de 11 anos que estava a ser entrevistado e disse que tinha feito uma amiga muçulmana e que ela era muito simpática e divertida.  entrevistadora perguntou o que ele achava dos muçulmanos antes de a conhecer,  ao que ele respondeu "achava que andavam sempre aos tiros".
É uma excelente oportunidade estes participantes conhecerem outras culturas, fazerem amigos que nunca sonhariam e ver o mundo com outros olhos!

You Might Also Like

0 comentários: