comida,

Romarias de Portugal - Nossa Senhora dos Remédios

17:49 @Little Ana 0 Comments

Já se devem ter perguntado por onde ando, pois estive sem poder vir ao blog devido a uma altura muito bela e importante na minha vida. Saberão de tudo num post brevemente ;)
Falando de onde estive no últimos dias, as Festas de Nossa Senhora dos Remédios, que  se celebram na linda cidade de Lamego. É uma romaria maravilhosa, das mais antigas de Portugal. Começa a 25 de Agosto e vai até dia 9 de Setembro. Os dias principais são de 6 a 9 de Setembro.
Dia 6 à noite poderão ver a marcha luminosa, com vários carros iluminados e artistas a desfilar pelas ruas emblemáticas da cidade. Carros alegóricos decorados com vários materiais, que transportam os residentes vestidos a rigor. Dia 7 acontece a batalha das flores, com os mesmos carros e artistas do dia anterior, mas desta vez à tarde, em que o público atira serpentinas e confetis que mais parecem pétalas de flores, transformando o céu num colorido que encanta qualquer um. Uma verdadeira batalha mágica. Neste mesmo dia à noite há um espetáculo de fogo de artifício seguindo-se a noitada, conhecido pela noite do arraial. Durante a noite acontecem atividades e espetáculos nos mais variados pontos da cidade que duram até ao outro dia de manhã. Bandas populares, Dj's, grupos de concertinas, grupos de pessoas a cantarem à desgarrada, bailes, pessoas a acampar nos jardins, enfim, diversão para todos os gostos! Dia 8 é o dia de Nossa Senhora dos Remédios que é também o feriado municipal. À tarde acontece uma das mais belas procissões do país, a Procissão do Triunfo, a única do mundo católico em que a figura da virgem é transportada por animais, mais propriamente duas juntas de dois bois. Dia 9 à noite dá-se o encerramento das festas, com um fantástico espetáculo de fogo de artifício e de fogo preso.
Enquanto estiverem em Lamego aproveitem para se deliciarem com uma das melhores gastronomias do país. Jantem um dia na Barraca do Rancho de Fafel, com pratos típicos e deliciosos e comprem uns enchidos na Presunteca, onde se vão deliciar com o presunto e salpicão, para não falar da grande variedade de vinhos à disposição.
Aconselho-vos também a visitarem alguns dos monumentos mais importantes da cidade, como o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Sé, o Castelo (recentemente renovado), a Basílica, o Teatro Ribeiro Conceição, as várias e lindas igrejas, a Cisterna Antiga, O Relógio do Sol, os parques e a Avenida Dr. Alfredo de Sousa.

You Might Also Like

0 comentários: